SIMUSAR e SMEC, reuniram-se para discutir assuntos em prol da categoria dos professores municipais.

Nesta semana, dia 21/03, terça-feira, o Sindicato, representado pelo presidente da entidade, Jonas Fusiger e do Advogado Dr. José Sávio Hermes, estiveram reunidos com representantes da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Lires Zimmermann Fuhr, Secretária Municipal, Professora Josi, Diretora do Ensino Fundamental e, Professora Leila, Diretora da Educação Infantil.

Na reunião foi discutido sobre diversos assuntos, dentre eles, o regramento das horas extras feitas nas escolas – há necessidade de clareza nas regras para organização tanto dos servidores, quanto dos departamentos envolvidos. O sindicato já havia solicitado ao RH esse regramento, que está sob análise no setor. Foi debatido também sobre as horas atividades dos professores – há um entendimento diferente do sindicato e da SMEC, com isso é necessário ampliação do debate para construção de uma solução.

Foi falado também sobre o cumprimento da Lei do Piso, como representantes do Sindicato, cobramos no sentido de que a secretaria tenha um posicionamento favorável aos professores, mas eles argumentaram da mesma forma que pelas orientações da FAMURS e da CNE, uma linha em que o Piso não precisa ser pago, porém, o nosso entendimento é bem diferente. 

Também foi conversado na reunião com a SMEC, sobre a organização do calendário escolar, no qual o sindicato não foi convidado para a construção do mesmo, enfatizamos a importância da participação da entidade nas decisões, pois, desta forma, contribuímos muito, e o sindicato pode conversar com os colegas professores e levar até a secretaria suas observações.